sexta-feira, 30 de março de 2012

JARDIM GETSÊMANI - Garden Of Gethsemane









Jesus estava no Monte das Oliveiras, numa propriedade chamada Getsêmani. A hora tão esperada tinha chegado. Era o momento crucial de toda a sua existência. Era o momento crucial das nossas existências.


Em certa altura do Monte das Oliveiras, a 830 metros de altura, fica o Jardim do Getsêmani, do outro lado do ribeiro Cedrom, lugar onde costumeiramente Jesus e seus discípulos oravam (Jo 18.2). Foi exatamente ali que aconteceu a última e mais feroz tentação de Cristo. O fato de ter sido num jardim lembra o jardim do Éden, onde se deu a primeira tentação da história humana, quando o pecado entrou no mundo.


Gat Shemanim (Getsêmani) significa em 'prensa de óleo "em hebraico. O "jardim" era um olival.

 As oliveiras que ainda existem enormes e antiquissimas  são produtivas por ali, são as oliveiras que fornecem as olivas/azeitonas que produzem o azeite usado pelo(s) Papa no Vaticano!

 O detalhe de que o Getsêmani ficava do outro lado de Cedrom (Jo 18.1), lembra a experiência mais dramática de Jacó, quando ele lutou com Deus e venceu, do lado de cá do ribeiro Jaboque. Era um ambiente aberto e bucólico, numa madrugada de lua cheia.



De setembro/outubro até novembro era tempo de colher e prensar as azeitonas. As oliveiras resistem a longo período de seca e crescem até em terreno pedregoso.
As azeitonas eram transportadas em cestas e despejadas em barricas ou tinas onde, nos tempos mais antigos, o oléo era espremido pisando-se as azeitonas com os pés ou amassando-as com o pilão.



Jesus teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que ele nunca cedeu a elas nem pecou” — é o que diz a Bíblia (Hb 4.15). Porém, nenhum de nós passou por uma tentação tão difícil como a que ele experimentou na madrugada de seu último dia de vida.




Evangelho - Mt 26,36-55
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 26,14-27,66
Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani,
e disse: 'Sentai-vos aqui,
enquanto eu vou até ali para rezar!'
Jesus levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu,
e começou a ficar triste e angustiado.


Belline  Giovanni   Agony in Garden 1465  New York Metrop Museum
"Jesus lhes disse:
'Minha alma está triste até á morte.

Agony in the Garden  Fra Angelico 1450



Albrecht Altdorfer The Agony in the Garden of Olives 1518


No jardim do Getsêmani Jesus enfrentou solidão, ali Ele ficou sozinho quando travou a mais titânica batalha do universo. Ali Ele suou sangue quando resoluta e voluntariamente se entregou por nós.


The Agony in the Garden Pieter Coecke van Aelst 1527-30  Ermitage

Logo na entrada do jardim, Jesus deixa alguns discípulos. Em seguida, sozinho, avança mais um pouco.  Ele parece agitado. O que era muito razoável, já que, nos momentos seguintes, ele seria traído com um beijo, negado três vezes pelo próprio Pedro, condenado como réu de morte por um tribunal religioso, açoitado, espancado, ridicularizado (cruz de espinhos na cabeça e cetro de caniço na mão direita), entregue para ser morto pela justiça romana e pregado numa cruz. Se ele não estivesse disposto a beber o cálice, nada disso aconteceria.


 The Agony in the Garden  Duccio di Buoninsegna


Ao chegar  a companhia de Pedro, Tiago e João, Jesus “começa a entristecer-se e a angustiar-se” (Mt 26.37). Antes, ele não estava nem triste nem angustiado, a ponto de afirmar aos seus discípulos, enquanto no cenáculo: “Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11).


Gethsemani  Sebastiano Conca 1746

O Verbo feito carne, a imagem visível do Deus invisível, o enxugador de lágrimas alheias, o Todo-poderoso que acalma o mar e repreende o vento, aquele que perdoou a mulher adúltera e a mulher pecadora, o médico dos médicos, o ressuscitador de mortos — abriu seu coração com Pedro, Tiago e João e desabafou: “A minha alma está profundamente triste até a morte” (Mt 26.38). O texto é mais dramático do Novo Testamento: “A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar”.



Francisco de Goya The Agony in the Garden

Enquanto os três amigos não conseguem vencer o sono, Jesus, a sós ora ao seu Pai: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mt 26.39). O teor dessa oração, que seria repetida duas vezes, mostra qual é a tentação pela qual Jesus está passando. É uma tentação atroz: a vontade surpreendente de não beber o cálice transbordante da ira de Deus que iria atingir o ser humano por culpa do seu pecado, caso ele não o bebesse.

Jan Gossaert  The Agony in the Garden



Alguns dias antes, estando ainda em Cesareia de Filipe, ao norte da Galileia, ele havia sido tentado por Pedro a ter compaixão de si mesmo e evitar a cruz (Mt 16.21-23).










The Agony in the Garden  Hans Holbein




Senhor orando em Getsêmany ortodox icon



The Agony in the Garden  Jacopo Tintoretto  15th century 




Cristo chamou os Seus, mas eles também O abandonaram, e um anjo teve que descer dos Céus para consolar o Divino Mestre porque os Apóstolos d’Ele dormiam.

 



Cristo rezando em Jardim Getsêmani  Sebastiano Ricci 1730  Kunsthist. Museum Vienna





Agonia de Cristo othodox icon







The Agony in the Garden


 The Agony in the Garden



The Agony in the Garden




Heinrich Hofmann Christ in the Garden of Getsemane 1890



The Agony in the Garden, Hans Holbein the Elder, 1505




Embora totalmente livre e soberano, Jesus autoriza: “Não seja feito o que quero , mas o que tu queres” (Mt 26.39, 42). Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Eu quero a tua vontade e não a minha” .





The Agony in the Garden, Ambrogio Bergognone, 1501



Ercole d´Roberti  séc  15  Dresden

 
"Ficai aqui e vigiai comigo!'


Arquivo Casa Generalícia S.V.D Roma sec XX


The tree of Agony

Adjacent to the Church of All Nations is an ancient olive garden.  Olive trees do not have rings and so their age can not be precisely determined, but scholars estimate their age to anywhere between one and two thousand years old.  It is unlikely that these trees were here in the time of Christ because of the report that the Romans cut down all the trees in the area in their siege of Jerusalem in 70 A.D.


No jardim do Getsêmani, atrás de uma cerca de ferro rendilhado, com bizantinos motivos, estão os troncos retorcidos de oito veneráveis ​​oliveiras. Eles criam uma atmosfera espiritual para os visitantes do jardim do Getsêmani, embora os canteiros e caminhos ao redor deles introduzir um elemento artificial.
O historiador Flavius ​​Josephus relata que todas as árvores ao redor de Jerusalém foram cortadas pelos romanos para o seu equipamento antes de cerco e capturaram a cidade em 70 dC.
No entanto,as azeitonas de Gethsemane são possivelmente descendentes daquelas árvores anteriores. Isto porque, quando uma oliveira é cortada, os brotos vão voltar a partir das raízes para criar uma nova árvore.
Em 1982, a Universidade da Califórnia realizou datação por radiocarbono testes em algum material da raiz do Getsêmani. Os resultados indicaram que alguma da madeira pode ser datada de 2300 anos de idade.
O que acontece com o fruto oliveiras de Gethsemane ? Quando é colhido a cada ano, o óleo é pressionado para lâmpadas do santuário e os caroços são usados ​​para fazer contas de rosário, dado pelos franciscanos do Custódio da Terra Santa para peregrinos notável.




Agony in the Garden  Andrea Mantegna   1459  National Gallery London



Agony in the Garden  Andrea Mantegna   1459  National Gallery London(detail)


Jesus é coerente com o modelo de oração que ele havia ensinado: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra  como no céu” (Mt 6.10). No início daquela semana, pouco depois da entrada triunfal em Jerusalém, Jesus já estava afirmando sua submissão ao sacrifício: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (Jo 12.27).



Agony in Garden  Jacopo  Ligozzi  1587  Priv. Coll.

Já que sacrifícios e holocaustos de animais não podem em absoluto remover pecados, Jesus, antes mesmo de sua encarnação, havia se oferecido para entregar seu próprio corpo como oferta definitiva pelo pecado: “Estou aqui, ó Deus, venho fazer a tua vontade” (Hb 10.7). Agora, no Getsêmani, uma vontade contrária e circunstancial muito forte toma conta dele. Todo o esquema de salvação, na antiga e na nova aliança, dependem dele. Tornam-se tremendamente incertas a justificação, a santificação e a glorificação do miserável pecador!


Crist Comforted by an Angel  Adriaen van de Velde  1665 priv. coll.


É verdade que Jesus usou a condicional “se possível” na oração do Getsêmani. Mas não era possível, a bem do pecador, afastar de Jesus o cálice da salvação. Desde o Jardim do Éden, desde a queda, “não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados” (Hb 9.22,). Nossa redenção não é por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro, “mas pelo precioso sangue de Cristo, como um cordeiro sem mancha e sem defeito”, planejada antes da criação do mundo (1Pe 1.18-21). É o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7). Todo o processo depende de Jesus, dependia da cruz. Jesus não podia falhar — e não falhou.



Crist Comforted by an Angel   Paul Troger  1730  Museu Dioces. Bressanone


"Jesus foi um pouco mais adiante,
prostrou-se com o rosto por terra e rezou:
'Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice.
Contudo, não seja feito como eu quero,
mas sim como tu queres.'



Christ at Gethsemane J.Kirk Richards



The Agony Baltasar de Echave Orio the elder 1610



Jardim das Oliveiras Philippe de Champaigne



Christ at Gethsemane   Carl Heinrich Bloch   1834-90

O sofrimento é tão grande que o suor de Jesus fica vermelho, transforma-se em gotas de sangue cai no chão, onde está o seu rosto. Jesus resolve orar mais intensamente (a oração é um recurso para ele e para nós, em qualquer drama). O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação. Trinta e poucos anos antes, uma multidão do exército celestial havia irrompido nos céus de Belém para comunicar e festejar o nascimento de Jesus (Lc 2.13-14).


Christ in the Garden of Getsemany  Orazio Borgianni 1610 Museum Braunschweig



O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação.


A Pedra da Agonia    Church of Nations Israel


"Voltando para junto dos discípulos,
Jesus encontrou-os dormindo, e disse a Pedro:
'Vós não fostes capazes de fazer
uma hora de vigília comigo?"


Esquisse pour le Christ au Jardin des Oliviers  Eugen Delacroix  1820










Obilman Christ Praying in the Garden






The Agony in the Garden  Ludovico Carracci  16 century





Christ  in the Garden







Christ Praying in the Garden







Christ Praying in the Garden







Jardim das Oliveiras  Antolinez







 
Christ in the Garden Gethsemane Paolo Veronesse 1583-85 Pinacoteca di Brera



"Vigiai e rezai, para não cairdes em tentação;
pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.'




Giovanni Battista Tiepollo Christ in the Garden of Gethsemane 1753



Eugene Delacroix  Christ in the Garden of Olives 1827 Paris


Andrea Mantegna The Agony in the Garden 1457-59


O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação.


The Agony in the Garden  Sandro Botticelli 1500 Granada



O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação.



Cristo rezando em Jardim Getsêmani  Sebastiano Ricci 1730  Kunsthist. Museum Vienna

"Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo,
porque seus olhos estavam pesados de sono."


The Agony in the Garden  Giacinto Brandi  1658 Pinacoteca Vatican
 

Deixando-os, Jesus afastou-se e rezou pela terceira
vez, repetindo as mesmas palavras.


The Agony in the Garden   Christ in the Garden Gethsemany Honthorst Gerit van  1617


The Agony in the Garden, Lo Spagna

Jesus au Jardins des Oliviers  Benedeto Uti  18s Rome


Agony in the Garden Hans Leonhard Schaufelein 1516


 The Agony in the Garden

The Agony in the Garden Andrea Vaccaro


 The Agony in the Garden


The Agony in the Garden



The Agony in the Garden

De repente, a vontade espúria diminui e desaparece, e a vontade legítima volta a vingar e prevalece. A tempestade passa, a crise acaba, a tentação é vencida e o processo de salvação continua. Jesus levanta a cabeça, reúne os discípulos, entrega-se corajosamente aos seus algozes, caminha para a cruz, toma sobre si a iniquidade de todos nós, derrama sua alma na morte e realiza plenamente o seu projeto! O fio no qual a nossa salvação estava dependurada não se rompe. A expiação dos nossos pecados foi tão plenamente cumprida que o véu do templo, naquele mesmo dia, se rasgou por inteiro de alto a baixo! Aleluia!



The Arrest of Christ  Fra Angelico 1450


"Então voltou para junto dos discípulos e disse:
'Agora podeis dormir e descansar.
Eis que chegou a hora
e o Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos! Vamos!
Aquele que me vai trair, já está chegando.'

Giotto di Bondone  Beijo de Judas

"Jesus ainda falava, quando veio Judas, um dos Doze,
com uma grande multidão armada de espadas e paus.
Vinham a mandado dos sumos sacerdotes
e dos anciãos do povo."


The Capture of Christ ( detail)  Cimabue Upper Church  San Francisco Assisi  fresco


"O traidor tinha combinado com eles um sinal, dizendo:
'Jesus é aquele que eu beijar; prendei-o!'
Judas, logo se aproximou de Jesus, dizendo:
'Salve, Mestre!' E beijou-o."


Kiss of Judas  Unknown Mestre italiano 1300-50  Gall. dell´ Accademia Venice



Cristo é Tomado de Prisioneiro  Duccio di Buonsignone



orthodox icon beijo de Judas



The Capture of Christ  Dieric Bouts the Elder Munich


ortodox icon

The Capture of Christ  Pietro Lorenzetti 1330



Alejo Fernandes Prisão de Cristo séc XVI 



Gefangennahme Christi  Hans Holbein


Prissão de Cristo  Fra Angelico


afresco Monastério de Macedônia


Beijo de Judas




Guercino  Captura de Cristo

"Jesus lhe disse:
'Amigo, a que vieste?'
Então os outros avançaram
lançaram as mãos sobre Jesus e o prenderam"


Wolfgang Huber - Captura de Jesus

 

The Capture of Christ Anthony van Dyck  1618-20 Prado
 

"Nesse momento, um dos que estavam com Jesus
estendeu a mão, puxou a espada,
e feriu o servo do Sumo Sacerdote,
cortando-lhe a orelha"



Captura de Cristo   Giuseppe Cesari 1596-97  Roma



The Taking of Crist Gerard Douffet  1620 Museum of Fine Arts Boston


"Jesus, porém, lhe disse:
'Guarda a espada na bainha!
pois todos os que usam a espada pela espada morrerão.
Ou pensas que eu não poderia recorrer ao meu Pai
e ele me mandaria logo mais de doze legiões de anjos?"



Biagio d'Antonio  The Taking of Crist 1482  Vaticano

Malco sendo curado por Jesus


"Então, como se cumpririam as Escrituras,
que dizem que isso deve acontecer?
E, naquela hora, Jesus disse à multidão:
'Vós viestes com espadas e paus para me prender,
como se eu fosse um assaltante."



The Taking of Christ  Caravaggio  1598  Nat. Gall. of Irland  Dublin


The Taking of Christ  Caravaggio  (detail)1598  Nat. Gall. of Irland  Dublin



 
"Todos os dias, no Templo, eu me sentava para ensinar,
e vós não me prendestes.'
Porém, tudo isto aconteceu
para se cumprir o que os profetas escreveram."
Então todos os discípulos, abandonando Jesus, fugiram.'






Referências:

http://www.wga.hu/index1.html

http://amigosdeoracao.wordpress.com/2010/03/22/o-drama-da-cruz-no-jardim-do-getsemani-nossa-salvacao-estava-por-um-fio-mas-o-fio-era-de-aco/
http://www.ecclesia.com.br/

http://www.artbible.info/art/