terça-feira, 3 de abril de 2012

OITAVA DE PASCOA - Discípulos de Emaús


TEMPO DA GRAÇA

Povos todos, louvai o Senhor: o Senhor Jesus Cristo Ressuscitou e o mundo mudou para sempre



 Os discípulos de Emaús
 Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão, aleluia!

 Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 

"Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. "


Basilica Nicopolis ruinas atuais Emmaus  Wikipedia




 Jaques Stella  Christ on the Road to Emmaus  France


  Robert Zund  The Journey to Emaus


Rousselin Les Pelerins D'Emaus Macon Mur




 

Duccio di Buoninsegna  Emaús  sec.14 



 
Joseph von Führich  Caminho a Emaús 1837



 

Pieter van Aelst Coecke Christ and his Disciples on their Way to Emmaus Priv. Coll.




"Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?”



 Lelio Orsi Camino de Emaús



The Road to Emmaus  1700 National Gallery of Arts Washington 


The Road to Emmaus


 "Eles pararam, com o rosto triste, e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” Ele perguntou: “O que foi?” os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o nazareno, que foi um profeta poderoso, em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. "



 The Road to Emmaus




 On the Road to Emmaus

"Senhor Jesus Cristo,que vos fizestes companheiro de viagem dos dois discípulos a caminho de Emaús, permanecei sempre com vossa Igreja peregrina sobre a terra."
Liturgia das Horas


 On the Road to Emmaus

The Journey to Emaus  Chambery 1640-75 Musée des Beaux Arts



 The Road to Emmaus  Mc Naughton


 On the Road to Emmaus


"Stay with us for it is really evening and the day is almost over"



Schnorr von Carolsfeld woodcuts © WELS used by permission for personal and congregational use. Artwork by Ed Rojas © Higher Things




 On the Road to Emmaus



 The Pilgrims of Emmaus on the Road  J.James Tissot


"Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que estas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. 



Seigneur Jesus et les Pelerins d'Emmaus  anonym



 Jan Wildens  Landscape with Christ and his Disciples  On the Road to Emmaus 1640 Ermitage



Christ and two Followers on the Road on Emmaus Alonso Cano



On the Road to Emmaus


"Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e passando pelos profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante."


 
  The Supper at Emmaus  Caravaggio 1601  Nat. Gall. London


 
   Discípulos de Emaús Jacopo Pontormo 1525  Gall. Uffizi

Dagnan Bouveret Pascal Adolphe Jean  Christ and the Disciples at Emaus



Caravaggio Emaús  1606 Pinacoteka Brera Milan


Caravaggio Emaús (detail)  1606 Pinacoteka Brera Milan




 The Emaus Disciples  Abraham  Bloemaert  1622


"Eles, porém, insistiram com Jesus dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía."



The Supper at Emmaus  Marco Marziale  1506  Venice


The Supper at Emmaus 



Emaús vitral


Les Pelerins d'Emmaus Phillipe du Champaigne





Christ- Pelerins - d'Emmaus




orthodox icon


Bartolomeo Cavarozzi  The Supper at Emmmaus 17th century



Giovanni Capassini tryptych  Cristo e Ceia de Emaús 1555 Louvre




Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho
(354-430), Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja
Sermão 235, 1-3; PL 38, 118-119

«Pôs-Se com eles a caminho»

Depois da ressurreição, o Senhor Jesus encontrou no caminho dois dos Seus discípulos, que conversavam sobre o que tinha acontecido. Ao vê-los tão tristes, perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?»

Esta passagem do Evangelho traz-nos uma grande lição, se a soubermos compreender. Jesus aparece, mostra-Se aos discípulos e não é reconhecido. O Mestre põe-Se com eles a caminho, e é Ele próprio o caminho (Jo 14,6). Mas eles não estão ainda no verdadeiro caminho; quando Jesus os encontra, tinham perdido o caminho. Enquanto morava com eles, antes da Paixão, tinha-lhes predito tudo: os sofrimentos por que passaria, a Sua morte, a Sua ressurreição ao terceiro dia. Tudo lhes anunciara; mas a Sua morte fizera-os perder a memória [...].

«Nós esperávamos que fosse Ele O que viria redimir Israel.» Como, discípulos, vós esperáveis e agora já não esperais? Apesar de Cristo estar vivo, tendes em vós morta a esperança? Sim, Cristo está vivo. Mas Cristo vivo encontrou mortos os corações dos discípulos. Surge diante dos seus olhos, e eles não se apercebem; mostra-Se, e continua escondido deles. [...] Caminha com eles e parece segui-los, e é Ele quem os conduz. Eles vêem-No mas não O reconhecem, «porque os seus olhos estavam impedidos de O reconhecer». [...] A ausência do Senhor não é uma ausência. Crê apenas, e Aquele que não vês está contigo.



 
ortodox icon


Pedro Orrente The Supper at Emaus 1620 Museum of Fine Art Budapest



 The Supper at Emmaus Leon Augustine L'Hermitte 1892



 
Le Repas d´Emmaüs   Rembrandt van Rijn 1629 Museé Jaquemart André 



 
Le Repas d´Emmaüs   Rembrandt van Rijn 1629 Museé Jaquemart André 



Em 1629, aos 23 años, Rembrandt pintou Le Repas d’Emmaüs [A refeição de Emaús]. Um pequeno quadro a óleo (conservado no Museu Jacquemard-André, em Paris), em que, em um primeiro plano, vê-se uma silhueta posicionada em frente ao brilho de uma vela que ilumina aquele que está diante dela e a perscruta. Assim, Cristo aparece irradiando a luz, mas permanece totalmente na sombra, em todo o seu mistério e sem que se possa distinguir seus traços.




 

Jacopo Bassano  The Supper at  Emmaus 1538 Kimbell Art Museum Texas USA


"Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu na frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo cainho e nos explicava as Escrituras?” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão" 


 The Supper at Emmaus  Titian 1530

"Viste um homem? Viste o Senhor!"
(santos padres)

 The Supper at Emmaus Paul Veronesse 1559



A pedagogia catequética de Lucas, ao descrever o encontro de Cristo com os discípulos de Emaús, mostra-nos bem qual é o caminho, que leva o cristão ao verdadeiro encontro com Jesus. Foi através da Sagrada Escritura que o conhecimento dos discípulos sobre Jesus se aprofundou e se lhes revelou, claramente, o sentido da Sua missão e ao “Partir  o pão”, palavra que, desde a origem, designa a celebração da Eucaristia. 


The Supper at Emmaus  Vicenzo Catena 1625





«Então seus olhos abriram-se»
Os dias que decorreram entre a ressurreição do Senhor e a Sua ascensão não foram desprovidos de acontecimentos: houve grandes mistérios que foram confirmados, grandes verdades que foram reveladas. Foi então que foi abolido o medo amargo da morte e que foi manifestada a imortalidade, não apenas da alma, mas também da carne. [...]
Naqueles dias, o Senhor se junta a dois discípulos e acompanha-os no caminho; e, a fim de dissipar em nós todas as trevas da dúvida, censura estes homens amedrontados pela sua lentidão em compreender. Os corações que Ele ilumina vêem acender-se neles a chama da fé; estavam desalentados, e enchem-se de ardor quando o Senhor os faz compreender as Escrituras. À fração do pão abrem-se os olhos dos que estão à mesa com Ele: vêem a glorificação da sua natureza humana e sentem uma felicidade bem maior do que os nossos primeiros pais, cujos olhos se abriram sobre a vergonha da sua desobediência (Gn 3,7).
Como os discípulos permanecessem perturbados perante estas e outras maravilhas, o Senhor apareceu no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco» (Lc 24,36, Jo 20,26). Para que não permanecessem nestes pensamentos que os perturbavam, [...] revelou aos seus olhos hesitantes os vestígios da cruz nas Suas mãos e nos Seus pés. [...] Deste modo, não seria com uma fé hesitante, mas com convicção segura, que eles afirmariam que o corpo que ia sentar-Se no trono de Deus Pai era efetivamente Aquele que tinha descansado na sepultura. Eis o que a bondade de Deus ensinou tão cuidadosamente durante o tempo que mediou entre a ressurreição e a ascensão, eis o que mostrou aos olhos e ao coração dos Seus amigos: o Senhor Jesus Cristo, que tinha nascido verdadeiramente, verdadeiramente sofreu e morreu, e ressuscitou verdadeiramente. 


Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Leão Magno (?-c. 461), Papa e Doutor da Igreja
Primeiro Sermão para a Ascensão




Que o nosso coração possa arder de entusiasmo em anunciar
 o Cristo que vive e reina e que esta no meio de nós.




A Eucaristia - o maior milagre de Amor



Senhor Jesus Cristo,
Cordeiro, inocente de Deus;
Vítima pura,  Vítima Santa, Vítima Imaculada,
Adoro-Vos que estais aqui presente
com todo o amor do meu coração,
e agradeço-Vos , deste altar, mesmo agora,
Tu te  ofereces ao Pai.
como o sacrifício de propiciação
que destrói o pecado do mundo
e restaura os pobres pecadores para a amizade com Deus,
não mudando Coração de teu Pai,
mas abrindo os corações dos pobres pecadores
para que possam receber o Seu perdão e a Sua misericórdia, e Sua graça.

 Tu abres os corações fechados por longo pecado.
 Tu livras as almas que definham na escuridão
e na sombra da morte.
 Tu libertas as almas amarradas pelos grilhões e correntes
forjadas por Satanás e seus aliados de ódio.
 Tu dás a vista aos cegos,
movimento para o paralítico,
o ouvir ao surdo,
e a ternura para os corações de pedra. 

Una-me a ti,
e, por orações da Tua Mãe Virgem,
Então me faça um sacrifício contigo ,
que eu possa comparecer perante o Pai,
consumido  nas chamas do teu holocausto,
e feito  puro no fogo do amor
que já arde em Teu Coração Eucarístico. Amen.



Cardinal de Bérulle
http://vultus.stblogs.org/



"ABRA BEM A TUA BOCA E EU TE SACIO "(Sl 80)




Cerca de 850-900
Placa de marfim carolíngia, Metz
The Cloisters, New York City



"Aleluia, aleluia, aleluia.
 Este é o dia que o Senhor fez para nós, 
alegremo-nos e nele exultemos!" 
(Sl 117, 24)







Referencias:
Liturgia das Horas
http://www.ecclesia.com.br/iconostase/
* Comentário do Evangelho Frei Aloísio de Oliveira,OFM Conv  Especialista em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-12-31T16:00:00-08:00&updated-max=2011-05-25T22:49:00%2B01:00&max-results=50&start=200&by-date=false